quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Problema é a falta de Qualificação!!

Muitas pessoas me perguntam: - E aí tem vagas para quê?
E eu respondo com entusiasmo falando e relatando as características tanto para concorrer a vaga como o que a empresa contratante oferece, mas de quê adianta se as pessoas não tem qualificação.

As pessoas tem que entender que na atual situação mundial até para fazer o trabalho de serviços gerais as pessoas tem que ter especialização.  Isso mesmo não se assuste, mas é a realidade, pois se eu tiver uma vaga para Auxiliar de Serviços Gerais em uma pousada por exemplo e estiverem concorrendo três pessoas, sendo todas sem experiência , mas dentre elas uma tem curso de camareira, com certeza a empresa que me contratou para o processo de Recrutamento e Seleção vai escolher esta, haja vista, que num futuro eles poderão promover esta pessoa ou até mesmo numa necessidade utilizá-la para suprir uma eventual falta da camareira.



Eu gostaria de poder abrir a mente das pessoas ou acordá-las deste sono profissional, já que o Município onde moro e trabalho está hoje no centro das atenções e no foco das grandes e médias empresas com a obra de construção do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, um empreendimento  orçado em US$ 8,3 bilhões.

No entanto, os seu moradores ainda vivem no tempo em que este lugar era apenas cidade dormitório, das cerâmicas (olarias) ou da laranja.  A quantidade de pessoas com ensino fundamental incompleto é assustadora e a de pessoas com ensino superior é praticamente inexistente, emprego vai ter, porém pessoas de fora do município é que irão preencher estas vagas e de nada adiantará reclamar, não é só um problema dos governantes que não investem na educação é também da própria população que não quer se instruir.

Então, não adianta me perguntar tem vaga para quê? O importante é dizer sou QUALIFICADO em...

4 comentários:

  1. é verdade, temos que potencializar nossos jovens para terem como atender a exigência do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, acabei de conhecer seu blog e tenho certeza que você terá muito assunto para postar. Concordo com seu texto quando se trata de Itaboraí. A divulgação do Comperj fez com que a população de Itaboraí ficasse sem rumo. Promessas de emprego, melhora de vida, mas para os trabalhadores daqui só restaram as vagas de "peão". O alto indice de evasão escolar é um dos responsáveis pela situação. E as pessoas saem da escola justamente para conseguir emprego,(em alguns casos, é claro. Mas no momento, qualificação técnica e superior é requisito fundamental. Apesar de ser formada há 5 anos e ter pós-graduação nunca consegui trabalhar na minha área em Itaboraí. Mas percebo a falta de interesse dos governantes por qualificação dos jovens. Espero que a população acorde, ou viverá às margens de uma Itaboraí invadida por super profissionais. Bjus

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários!
    Espero poder realmente fazer algo por esta população que está a margem do COMPERJ.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Ju Venturi,
    Parabéns por essa iniciativa.
    Eu moro em Jacarepaguá mas minha mãe e minha irmã moram em Manilha e eu estou tentadíssimo a me mudar para a região em função das oportunidades geradas pelo COMPERJ. Eu tenho superior em Administração de Empresas INCOMPLETO e boa experiência na área administrativa, mais especificamente em administração de condomínios. Que cursos você me indicaria para tentar colocação em Itaboraí neste momento? Como disse acima, estou tentado a me mudar para aí, mas preciso primeiro saber quais as principais ofertas de vagas.
    Aguardo ansioso sua resposta.
    Um abraço,
    Ricardo Oliveira.

    ResponderExcluir